HOME Serviços & Projetos

Serviços & Projetos

Conheça a nossa Missão...

APRESENTAÇÃO

Serviços
 

 
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

Destina-se à população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros) e, ou, fragilização de vínculos afetivos – relacionais e de pertencimento social (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras). (PNAS, 2004).

Presente nos bairros periféricos de Campinas com a proposta de atender crianças e adolescentes no contra turno escolar, a Obra Social realiza o atendimento de suas respectivas famílias em reuniões de pais, visitas domiciliares periódicas e outros atendimentos e encaminhamentos.
 
De 06 a 14 anos

As atividades visam assegurar um melhor desenvolvimento físico, psíquico e social, capaz de tornar as crianças e adolescentes aptos a enfrentar a realidade em que vivem, transformando-a de modo a resgatar seus direitos de cidadãos e a sair da situação de exclusão em que se encontram. Estimular o desenvolvimento e a liderança das crianças e adolescentes levando-os a adquirir condições para decidir e construir seu próprio futuro, desenvolvendo o desejo de SER, de existir, despertando em si potenciais escondidos, através de atividades lúdicas, oficinas culturais e esportivas, apoio escolar, etc.
 
De 15 a 24 anos

Objetivando atendimento dos jovens da cidade de Campinas que têm acima de 15 anos e que encontram grandes dificuldades de colocação no mercado de trabalho, muitas vezes ocupando posições de baixa qualidade e de menor remuneração devido à pouca escolaridade e à falta de qualificação profissional, a Obra Social São João Bosco oferece aos adolescentes e jovens de 15 a 24 anos cursos para inserção no mundo do trabalho em período oposto ao horário escolar, já que obrigatoriamente o adolescente e o jovem devem estar estudando ou ter concluído o ensino médio.Objetivando atendimento dos jovens da cidade de Campinas que têm acima de 15 anos e que encontram grandes dificuldades de colocação no mercado de trabalho, muitas vezes ocupando posições de baixa qualidade e de menor remuneração devido à pouca escolaridade e à falta de qualificação profissional, a Obra Social São João Bosco oferece aos adolescentes e jovens de 15 a 24 anos cursos para inserção no mundo do trabalho em período oposto ao horário escolar, já que obrigatoriamente o adolescente e o jovem devem estar estudando ou ter concluído o ensino médio.
 
Números de educandos por Núcleo de atendimento ( 06 a 14 anos ):

-Núcleo Dom Bosco – Vida Nova: Atendimento diário de 360 crianças e adolescentes.
-Núcleo Nossa Senhora Auxiliadora – Vila Taubaté: Atendimento diário de 180 crianças e adolescentes.
-Núcleo São Domingos Sávio – Jardim Campo Belo: Atendimento diário de 180 crianças e adolescentes.
-Núcleo São João Batista – Centro: Atendimento diário de 120 crianças e adolescentes
-Núcleo Santa Rita – Jardim Dom Gilberto: Atendimento diário de 180 crianças e adolescentes.

Número de atendidos ( a partir dos 15 anos ):

-Núcleo São João Batista – Centro: Atendimento de 300 adolescentes e jovens por semestre, de acordo com a carga horária de cada curso.

-Núcleo Dom Bosco – Vida Nova: Atendimento de 210 adolescentes e jovens por semestre, de acordo com a carga horária de cada curso.

 
 
EDUCAÇÃO INFANTIL

A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica. A Obra Social São João Bosco, em seus três Centros de Educação Infantil estabelece metas de qualidade que contribuem para o desenvolvimento integral das crianças, proporcionando o acesso e a ampliação dos conhecimentos adquiridos.

As diferentes áreas de conhecimento são caminhos para as crianças construírem seus saberes. O raciocínio lógico, a natureza e a sociedade, as artes visuais, a música e o movimento, tudo isso se entrelaça para o desenvolvimento global das crianças atendidas pela Dombosquinho, pela Nave Mãe Professor Darcy Ribeiro e pela Nave Mãe Prefeito Francisco Amaral.

Número de atendidos:

– CEI Dombosquinho – Centro: Atendimento diário de 90 crianças de 03 a 05 anos e 11 meses.

– CEI Nave Mãe Professor Darcy Ribeiro – Vida Nova: Atendimento diário de 525 crianças de 04 meses a 05 anos e 11 meses.

– CEI Nave Mãe Prefeito Francisco Amaral – Vila Taubaté: Atendimento diário de 306 crianças de 04 meses a 05 anos e 11 meses.
 
 
Contruindo Sonhos e Transformando em Realidade

OSSJB - CEI DARCY RIBEIRO

No dia 15 de Março 2008 foi inaugurada o CEI Darcy Ribeiro, no bairro Vida Nova, Centro de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Campinas, que é gerido pela Obra Social.

O CEI  Darcy Ribeiro tem como objetivo principal proporcionar às crianças atendidas uma educação de qualidade, embasando-se na Pedagogia da Presença e na Pedagogia de Projetos, educando as crianças para a vida em sua totalidade, incluindo as que estão em situação de vulnerabilidade social, trabalhando a cidadania, a inclusão social, promovendo a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos e sociais, incutindo valores como: responsabilidade, carinho, amor, atenção, solidariedade, cooperação, e acima de tudo o humanismo.

 

Este Centro de Educação Infantil atende 500 crianças de 04 meses a cinco anos e onze meses e configurou um grande avanço no atendimento das crianças desta região que contava apenas com duas creches de menor porte e que não supriam às necessidades da população.

O ambiente educativo aconchegante, o respeito à diversidade cultural dos atendidos, o espírito de família e o trabalho sério, dedicado e comprometido são marcas diferenciais do atendimento no CEI Mãe Darcy Ribeiro.

A Pedagogia de Dom Bosco aliada ao compromisso com o futuro dos educandos promove uma educação de qualidade, fundamentada nos valores e que permitirão o desenvolvimento de cidadãos honestos e participativos.

É importante frisar que este Centro de Educação Infantil tem uma localização privilegiada, próximo ao Núcleo Dom Bosco, o que permite que o trabalho iniciado na Educação Infantil tenha continuidade e as crianças tenham a oportunidade de continuar a conviver num ambiente educativo de qualidade e continuar se desenvolvendo até a juventude dentro do Sistema Educativo Salesiano.

 



MAIS DETALHES

End: Rua Cezário José Gebara, s/n

Vida Nova – Campinas SP

Fone: (19) 3266-7798

navemae@ossjb.org.br

OSSJB - CEI Dombosquinho

O Centro de Educação Infantil Dombosquinho foi inaugurado em Março de 2008 e atende crianças de 3 anos completos a 5 anos e 11 meses, sendo, ao todo, 90 matriculados atendidos em período integral .

O CEI Dombosquinho nasceu do desejo da Obra Social São João Bosco em auxiliar as famílias que trabalham no comércio da região Central de Campinas e em outras áreas mais distantes e que precisavam sair muito cedo de casa, não tendo, pois, condições de deixar suas crianças nas creches dos bairros em que residem devido à dificuldade com o horário.

O trabalho educativo realizado no CEI Dombosquinho é fundamentado na Pedagogia Salesiana e agrega também as diferentes áreas de conhecimento para que as crianças construam seus saberes. O raciocínio lógico, o letramento, a natureza e a sociedade, as artes visuais, a música e o movimento se entrelaçam para o seu desenvolvimento global.

Para que haja a construção da aprendizagem e o desenvolvimento integral da criança (cognitivo, social, cultural e emocional) é realizada uma mescla entre os métodos construtivista, sociointeracionista e Sistema Preventivo (Pedagogia da Presença).

O trabalho na Educação Infantil veio complementar a ação educativa que já se realizava com crianças, adolescentes e jovens a partir dos seis anos de idade, mostrando que educando para os valores desde a mais tenra idade colhem-se muitos bons frutos por toda a vida!

 

Fotos: Gustavo Andrade

 



MAIS DETALHES

End: Rua José Paulino, nº 479

Centro – Campinas SP

Fone: (19) 3733-1047

dombosquinho@ossjb.org.br

NÚCLEO NOSSA SENHORA AUXILIADORA

A pedido do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e da Associação de Moradores, a OSSJB começou a desenvolver um trabalho educativo no bairro Parque Oziel.

 

O trabalho socioeducativo realizado pela OSSJB no Parque Oziel e região foi implantado no ano de 1999. O trabalho iniciou-se pelo bairro devido à grande demanda de crianças e adolescentes moradores nesta região de ocupação que viviam em situação de risco.

A região invadida não possuía recursos de atendimento à população e saneamento básico. Havia apenas uma escola que a princípio funcionou em condições precárias de atendimento, sendo estruturada em containers que serviram como salas de aula. Eram 11 containers onde estudavam cerca 500 alunos por período: manhã, intermediário e tarde. A instalação em containers ocasionou inúmeros problemas, a ponto de a escola ter que ser transferida para um prédio alugado, o que também se tornou uma situação complicada devido ao fato da localização da escola ser em lugar inadequado: muito longe do bairro e próxima de rodovias. Alguns alunos, inclusive no trajeto de ida e vinda da escola foram seguidos e até assediados, o que levou muitos pais a tirarem os filhos da escola.

 

Após muita luta da comunidade, através de reuniões e reivindicações, a escola do bairro foi construída e começou a funcionar.

A população do bairro, na época, era estimada em aproximadamente 9.000 famílias e 45.000 pessoas.

No primeiro semestre de 1999, uma educadora social realizava o trabalho através de visitas às famílias com o objetivo de formar grupos de adolescentes e de pais. O trabalho não tinha uma sede e ocupava os espaços que a comunidade disponibilizava, entre eles terrenos desocupados, a igreja católica e a cozinha comunitária.

 

Com o passar do tempo a educadora começou a ser acompanhada por um monitor de capoeira e formou-se um grupo de adolescentes que não tinha local específico para sua reunião. Foi então que a Associação de Moradores de Bairro ofereceu uma sala onde funcionava uma cozinha comunitária que foi fechada. A sala era pequena e em péssimas condições, não apresentava possibilidade de ser um ambiente educativo saudável. Os Salesianos realizaram uma reforma na sala e até hoje usa suas dependências para realização de parte de seu trabalho.

Em 2002 a Prefeitura Municipal implantou um Centro de Saúde no bairro que funciona ainda em condições não muito adequadas.

Em 2008, visando um melhor atendimento às crianças e adolescentes do bairro e tendo em vista a grande demanda por vagas, a Obra Social ampliou o trabalho, transferindo o atendimento socioeducativo para o bairro vizinho, a Vila Taubaté (antigamente denominada Gleba B). Neste local foram construídos uma quadra poliesportiva, salas de aula, escritórios e uma cozinha melhor estruturada.

 

O trabalho realizado é muito importante para o bairro porque usa o tempo disponível das crianças e dos adolescentes com atividades saudáveis que prezam pelo aprendizado de valores cristãos, tirando-os da rua e do convívio com pessoas envolvidas no mundo do crime. A OSSJB tem a convicção de que através da aplicação do Sistema Preventivo de Dom Bosco pode-se aumentar a qualidade de vida dos educandos, de suas famílias e do próprio bairro, colaborando assim, para a construção de uma sociedade mais justa e digna.

 

Fotos: Gustavo Andrade

 



MAIS DETALHES

NÚCLEO NOSSA SENHORA AUXILIADORA

Rua Mauro Fialho Garcia, nº 175, Vila Taubaté – Campinas SP

Fone: (19) 3229-6574

nucleooziel@ossjb.org.br

NÚCLEO SÃO JOÃO BATISTA | SEDE

Rua General Câmara, nº 177 , Centro – Campinas SP

Fone: (19) 3733-1040 | nucleocentro@ossjb.org.br

 



MAIS DETALHES

NÚCLEO SÃO JOÃO BATISTA

Rua General Câmara, nº 177 , Centro – Campinas SP

Fone: (19) 3733-1040

nucleocentro@ossjb.org.br

NÚCLEO DOM BOSCO

Rua Daniel de Godói Pereira, nº42 Vida Nova – Campinas SP

Fone: (19) 3226-0620 | nucleovn@ossjb.org.br

 



MAIS DETALHES

NÚCLEO DOM BOSCO

Rua Daniel de Godói Pereira, nº42 Vida Nova – Campinas SP

Fone: (19) 3226-0620

nucleovn@ossjb.org.br

OSSJB - CEI Francisco Amaral



MAIS DETALHES

Rua João Canaes, s/n Gleba B

Campinas - SP

(19) 4141-1066

cei.franciscoamaral@ossjb.org.br